Antes de começar a construir para vender é necessário saber qual o seu objetivo.
Dentre eles estão:
-renda extra
-investimento
-nova atividade profissional
Então depois de responder para si mesmo o porquê você quer construir para vender, vamos ver como começar.
Construir pra vender pode valer muito a pena se você usar os três pilares do método Sundfeld: terreno, projeto e preço.
Estes três pontos são o tripé de ouro, pois a boa escolha do terreno, a determinação do projeto e do preço de venda impactam diretamente na sua lucratividade.
1º Pilar: Como escolher o terreno ao construir para vender?
Então vamos aos 3 passos que você deve levar em conta antes de comprar um terreno para construir e vender.
1.1 Como está o mercado nesse bairro? Tem tido transação imobiliária?
1.2 Qual preço médio de venda dos imóveis?
1.3 Quanto estou disposto a investir e qual o lucro estimado?
Qual a importância de cada uma das perguntas acima:
1.1 Saber se há transação imobiliária no bairro em que se pretende construir vai de te mostrar se tem pessoas interessadas em comprar imóveis naquela região. Se o mercado não está aquecido deve-se tomar cuidado ao investir, mesmo que esteja bem localizado. Normalmente bairros sedimentados tendem a demorar para vender;
1.2 Ter conhecimento do preço médio de venda é muito importante. Esse dado vai mostrar por quanto as pessoas estão dispostas a pagar. Isso vai servir de parâmetro para análise do terceiro ponto;
1.3 Quanto vai custar esse investimento (compra e construção)? Qual seria o preço de venda ideal para se ter lucro? E qual o preço estão dispostos a pagar?
Esses pontos podem parecer óbvios, porém, responder essas perguntas e analisá-las te nortearão para tomar boas decisões e ter sucesso nos seus empreendimentos.
2º Pilar: Definição do projeto
Definir o projeto envolve definir o padrão construtivo e o esboço da planta. Também é nesta etapa que você adotará uma estratégia que te norteará ao longo da construção e que pode diferenciar a sua construção das demais.
Os três passos para definir o projeto?
2.1 Qual o padrão construtivo?
2.2 Como são as casas neste bairro? Por exemplo: quantos quartos ou suítes possuem? Garagem coberta ou descoberta? Tem piscina?
2.3 Qual será meu diferencial? Por exemplo, seu projeto terá piscina, garagem coberta ou descoberta?
3º Pilar: Determinação do preço de venda
A atribuição do preço de venda deve levar em conta os custos: terreno e construção, mais o porcentual do lucro.
É importante que o preço esteja encaixado com o mercado, pois isso afeta a velocidade de venda. Preço muito alto, venda lenta, preço muito baixo, pouco rendimento.
Contratar um profissional para te auxiliar na determinação do preço de forma realista, antes da concepção do projeto, é uma pratica assertiva.
Conclusão
Os assuntos aqui tratados são abordados com mais profundidade no livro: O Negócio – construção e venda de imóveis o jeito certo de empreender. Nele você terá a planilha de viabilidade econômica financeira que determinará se o empreendimento vai ser bom ou não. Também possui gráficos que te auxiliarão nas tomadas de decisão.